Iniciativa marca o Dia Nacional da Previdência e beneficia centenas de segurados em Rondônia

Porto Velho, RO - O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), deu um passo significativo para acelerar a concessão de benefícios previdenciários por meio do Mutirão Previdenciário. A ação, realizada em colaboração com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem como objetivo garantir que decisões judiciais já proferidas sejam efetivamente cumpridas.

A iniciativa, que ocorre até esta sexta-feira, 24 de janeiro, integra as comemorações do Dia Nacional da Previdência e foca na implantação – a liberação de pagamentos pelo INSS de benefícios concedidos pela Justiça, mas que ainda aguardavam execução.

De acordo com a CGJ, cerca de 200 processos previdenciários da Comarca de Porto Velho foram identificados como aptos para implantação imediata. Esses processos foram enviados ao INSS para análise e execução, permitindo que segurados recebam os valores devidos com maior rapidez. Até o momento, 110 benefícios já foram implantados, trazendo alívio financeiro para os beneficiários.

Após a execução das implantações, a Procuradoria Federal no Estado de Rondônia está comunicando as partes envolvidas para que tomem ciência dos pagamentos e avancem no andamento processual, se necessário.

A Corregedoria do TJRO reforça que a parceria com o INSS e a Procuradoria Federal representa um esforço conjunto para tornar o acesso à Justiça mais eficiente, promovendo a agilidade na garantia dos direitos previdenciários da sociedade. As reuniões entre os órgãos envolvidos têm sido fundamentais para o sucesso do projeto, que demonstra o compromisso do Poder Judiciário com as demandas sociais.

  • Mutirão como exemplo de eficiência
A realização do Mutirão Previdenciário reflete a importância de iniciativas que aproximem os cidadãos de seus direitos. Com ações alinhadas à Previdência Social, o TJRO reforça seu papel como agente facilitador no cumprimento das decisões judiciais, contribuindo para a dignidade e o bem-estar dos beneficiários.

Se você quer saber mais sobre ações como esta ou precisa de informações sobre processos previdenciários, acesse o site oficial do TJRO ou procure o INSS em sua região.