Palestras em janeiro abordarão temas como superação e realização humana, além da abertura de uma nova turma do curso "Filosofia Para Viver"

Porto Velho, RO - Projetos, metas e novos hábitos fazem parte do planejamento de um novo ciclo. A prática de estabelecer prioridades para o ano que se inicia tem sido uma tradição em muitas culturas ao redor do mundo. É um processo naturalmente humano olhar para o futuro como uma oportunidade de reinício: formular resoluções de ano novo é uma forma de dar um sentido de direção aos propósitos.

Este princípio universal está presente em muitas tradições ao longo da história, como ensina a Filosofia, que abarca muitas áreas de conhecimento. Trazer esse conhecimento para a prática do dia a dia é a proposta do Curso de Filosofia Para Viver, de Nova Acrópole, organização que trabalha a filosofia como formação integral do ser humano.

Ao olhar para o ambiente interno, o homem tem a capacidade de refletir em atitudes práticas todas as resoluções que tomar como meta. Trata-se de um processo ético, como explica a filósofa Lúcia Helena Galvão, voluntária de Nova Acrópole há mais de 30 anos.

“Estamos falando de um processo que é atemporal e universal, próprio da humanidade: a busca da sabedoria é uma trajetória inevitável do ser humano. Isso pode acontecer sozinho ou com a ajuda de uma escola. Sem dúvida, ter uma referência que ajude a enxergar o papel do ser humano no mundo evita desperdício de energia e confusões desnecessárias”, afirma.

A formação de um indivíduo consciente permite que todos os projetos e metas caibam dentro do propósito maior, o de ser um ser humano mais justo e harmonioso. Durante o curso, que é introdutório, são trabalhados conhecimentos das tradições orientais e ocidentais com situações aplicáveis no dia a dia com os objetivos de potencializar a ética e os valores; como podemos melhorar as relações humanas e construir um futuro mais harmonioso.

Temas como a busca pela felicidade, o desenvolvimento da virtude e o papel do ser humano na sociedade estão entre os assuntos trabalhados também. As aulas acontecem presencialmente nas sedes da Nova Acrópole espalhadas em mais de cem unidades no país.

Palestras gratuitas e curso em Porto Velho

Em Porto Velho, a Nova Acrópole está com matrículas abertas para o Curso de Filosofia Para Viver, que terá início no dia 29 de janeiro. Antes disso, a instituição oferecerá três palestras gratuitas, abertas ao público:


Superando os Limites Internos: Despertando para a Vida
Data: 08/01 (quarta-feira)
Horário: 19h30

O Uso do Tempo e a Realização Humana
Data: 15/01 (quarta-feira)
Horário: 19h30

Mito da Caverna de Platão: Uma Visão Profunda da Vida
Data: 22/01 (quarta-feira)
Horário: 19h30

O curso propriamente dito começa em 29/01 (quarta-feira), às 19h30, e as vagas são limitadas, conforme a capacidade de cada unidade. Para mais informações e inscrições, acesse: acropole.org.br/portovelho.

Sobre a Nova Acrópole

Fundada em 1957, a Nova Acrópole é uma escola de filosofia presente em mais de 50 países, que promove a cultura, a prática do voluntariado e a disseminação de valores humanos. Em Porto Velho, a instituição oferece uma programação especial para aqueles que desejam transformar suas resoluções em ações significativas.