Criada para facilitar o acesso a dados públicos, a plataforma digital é mais uma importante aliada da gestão municipal na elaboração de políticas públicas e investimentos estratégicos


Projeto foi desenvolvido ao longo de dois anos e implantado para oferecer informações detalhadas sobre o município

Porto Velho, RO - Com o objetivo de democratizar o acesso a informações públicas, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), lançou a plataforma digital Observatório Municipal. A iniciativa reúne dados estratégicos sobre o território municipal, auxiliando na formulação de políticas públicas mais eficazes e investimentos planejados.

O projeto, desenvolvido ao longo de dois anos, foi implantado para oferecer informações detalhadas sobre o município de forma dinâmica e acessível. “Quem já conhece o anuário estatístico, verá que essa plataforma funciona como uma extensão, facilitando ainda mais o acesso aos dados. Qualquer cidadão pode consultá-la diretamente pelo site da Sempog”, explicou Carla Caroline Soares, diretora do Departamento de Pesquisa, Estatística e Indicadores (DPEI).

COMO ACESSAR

A plataforma pode ser encontrada em dois locais no site da Sempog: no campo ‘Pesquisa, Estatística e Indicadores’, que direciona diretamente ao Observatório Municipal, ou no menu ‘Geoportal PMPV’, na seção ‘Serviços’. “É uma ferramenta interativa com diversas temáticas, como saúde, educação, assistência social, entre outros, relevantes ao município. Esses dados ajudam tanto a população quanto os gestores a planejar e implementar políticas públicas mais eficazes”, destacou Carla.

BENEFÍCIOS

O Observatório Municipal permite acompanhar o impacto de programas, planos e políticas públicas, promovendo maior transparência e envolvimento da população nos processos da gestão municipal. Para tornar os dados mais acessíveis, a plataforma utiliza ferramentas que facilitam a interpretação e o uso das informações. "É um jeito fácil, interativo, mas também estético de facilitar o acesso a todos os dados do município", completou a diretora do DPEI da Sempog.

Além de aprimorar o planejamento municipal, o Observatório promove transparência e facilita a participação cidadã. Pesquisadores, gestores e moradores podem acessar informações organizadas em gráficos interativos e mapas, que permitem consultas detalhadas referentes ao município.
A base disponibilizada inclui informações numéricas, tabulares e representações gráficas organizadas como filtros por período, permitindo consultas específicas e detalhadas. Os dados são referentes ao período desde 2010 até 2022.

Observatório Municipal também integra dados de fontes oficiais em nível nacional


Entre as funcionalidades da plataforma, podem ser acessados:

* Localização de unidades de saúde, escolas e serviços de assistência social;
* Análise de indicadores municipais em comparação com outros municípios de Rondônia, da região Norte e até de capitais brasileiras;
* Ferramentas que auxiliam na elaboração de ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS - Indicadores Globais), abordando temas como desigualdades sociais, direitos humanos e sustentabilidade.


Tecnologia a serviço da gestão pública

O Observatório Municipal também integra dados de fontes oficiais em nível nacional, estadual e municipal, promovendo a colaboração entre diferentes órgãos da prefeitura. “Essa ferramenta permite acompanhar o impacto de políticas públicas e oferece subsídios para o desenvolvimento sustentável de Porto Velho”, ressaltou Carla Soares.

Com dados confiáveis e acessíveis a diferentes perfis de usuários, o Observatório se consolida como uma ferramenta essencial para o avanço da gestão municipal, reforçando o compromisso da Prefeitura com a transparência, a eficiência e a participação cidadã.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)