O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
BOM DIA!
RONDÔNIA
1946 – Dom Pedro Massa, bispo do Amazonas, fez sua última visita a Porto Velho, para onde deve chegar nos próximos dias o bispo portovelhense, D. João Batista Costa.
1948 – A Câmara Federal aprovou projeto do deputado Aluízio Ferreira concedendo CR$ 400 mil para melhoras no porto de Porto Velho.
1950 – O deputado federal Aluízio Ferreira derrota seu ex-aliado Joaquim Rondon e é reeleito deputado federal.
1981 – Imensos atoleiros fecham a BR-364 entre Vilhena e Pimenta Bueno, onde muita gente ali passa fome devido ao aumento de chuvas surgimento de doenças.
1990 – A morte do senador Olavo Pires tomou o espaço maior nos jornais de Porto Velho, enquanto cresce a expectativa sobre quem disputará o returno com Valdir Raupp.
1990 – No velório de Olavo Pires foi grande a disputa entre grupos da coligação “Vontade do Povo” para indicar o substituto de Olavo no returno.
1990 – Na madrugada de hoje o juiz eleitoral Salatiel Sousa admite que o deputado Osvaldo Piana, o 3º no turno da eleição a governador deve ser convocado para disputar o returno.
HOJE É DIA
Internacional para a Erradicação da Pobreza. Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira. Dia do Eletricista. Dia do Profissional da Propaganda. Da Agricultura. Nacional da Vacinação. Dia da Música Popular Brasileira
BRASIL
1847 – Nasce Chiquinha Gonzaga (m. 1935), compositora e patronesse da MPB.
1989- O presidente José Sarney sanciona a lei do divórcio.
MUNDO
1912 – Nasce Albino Luciani, o papa João Paulo I (m. 1978), também chamado “Papa Sorriso”.
1961 – A polícia francesa ataca e mata 400 argelinos que defendiam a independência da Argélia.
FOTO DO DIA
O ESPÓLIO DE OLAVO E A LEI
No turno da eleição a governador em 1990, a diferença do senador Olavo Pires, 1º colocado, para o ex-diretor do DER Valdir Raupp, o 2º, foi inferior a 500 votos, e já na 1ª pesquisa do Ibope Raupp passara Olavo.
Na noite de 16 de outubro Olavo Pires foi assassinado. Nos 2 dias seguintes, até que o TRE convocasse o 3º colocado, Osvaldo Piana, os discursos dos membros da “Vontade do Povo” mostraram ruptura no grupo.
Para alguns o vice, Fernando Torres, seria o nome a ser indicado, mas o problema era que poucos conheciam Fernando. Pra outros o nome ideal seria o do candidato ao Senado, Chagas Neto, e um 3º grupo pretendia uma escolha nova.
No fim uma parte se aliou ao candidato Valdir Raupp e outra a Pìana, convocado pela Justiça eleitoral. Na época circulou um documento, partilhando o governo caso Raupp fosse eleito – considerado por Raupp e por ex-membros da “Vontade do Povo” como falso.
Já uma gravação, feita por Olavo (FOTO), que votaria em Piana se não fosse ao returno, atraiu muitos votos ao ganhador do returno, Osvaldo Piana.
Fonte: Lúcio Albuquerque
0 Comentários