A feira deve impulsionar ainda mais a produção de café no estado, marcada pelo respeito ambiental, evolução tecnológica, premiações e histórias de produtores dedicados

Porto Velho, RO - O avanço da cafeicultura sustentável em Rondônia será o ponto de destaque da 1ª Feira Tecnológica Robustas Amazônicos, que acontecerá em Cacoal entre os dias 24 e 26 de outubro. A ação reforça as medidas desenvolvidas pelo governador do estado, Marcos Rocha, que defende que a feira celebrará esse momento especial da cadeia produtiva do café, que hoje colhe os resultados positivos e impulsiona a economia de Rondônia.

O lançamento da Feira “Robustas Amazônicos”, aconteceu na manhã desta terça-feira (15), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, quando o governo de Rondônia anunciou atrativos, prêmios e a programação especial para estimular a qualidade da produção.

Durante o lançamento, também houve a degustação, a exposição de cafés Robustas Amazônicos, e o anúncio de que a premiação do 9ª Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), promovido pelo governo de Rondônia, acontecerá durante a feira.

‘‘A feira deve impulsionar ainda mais a produção de café no estado, marcada pelo respeito ambiental, evolução tecnológica, premiações e histórias de produtores dedicados e de instituições que contribuem para o desenvolvimento do estado, e certamente será mais um sucesso’’, afirma Marcos Rocha.

OPORTUNIDADES

O vice-governador e titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, acrescentou que Rondônia está fazendo história com a produção de café, e conquistando cada vez o mercado consumidor, com as promoções feitas no mercado global pelo governo de Rondônia.

‘‘O governador Marcos Rocha é um entusiasta da produção do café e tem promovido essa cadeia produtiva no mercado internacional, e como resultado a produção de café em Rondônia está prosperando, borbulha de oportunidades, e é dentro desse contexto tão positivo que celebramos este evento’’.

O secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, pontuou que a Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia foi projetada no mesmo molde da renomada e consolidada da feira global, A Semana Internacional do Café (SIC).

‘‘A feira será uma oportunidade de promover a inovação, com troca de conhecimento entre os produtores, com palestras, e a presença de investidores e compradores, a fim de fortalecer e valorizar a produção de café, que tem aumentado no estado com qualidade e sustentabilidade’’.

ESFORÇO CONJUNTO

A Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia é promovida pelo governo de Rondônia, por meio de pastas estratégicas, a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater-RO, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Além da Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia (Caferon), empresários e instituições parceiras, que celebraram o esforço conjunto para fortalecer a produção de café em Rondônia.