Em casos de alagamentos, a população pode acionar o 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 e (69) 98473-2112 (Defesa Civil)


Para solicitar atendimento imediato a população pode acionar a Defesa Civil

Porto Velho, RO - Apesar de desejadas pelos moradores de Porto Velho, devido à severa estiagem dos últimos meses, as fortes chuvas e ventos intensos podem causar sérios danos às residências e áreas vulneráveis. Como medida de segurança, a Defesa Civil Municipal recomenda algumas medidas que podem evitar esses danos.

De acordo com o coordenador do órgão, Elias Ribeiro, o período de estiagem vai se estender até a segunda quinzena de novembro, no entanto, é prevista a ocorrência de chuvas antes mesmo do início do inverno amazônica. “Então, nesses casos, como a nossa região não é diferente das demais regiões amazônicas que já sofreram algumas tempestades, tem algumas recomendações que são muito importantes para nossa população”.

Em casos de chuvas e ventos fortes, vendavais e tempestades, a Defesa Civil recomenda:

– Não arriscar atravessar locais alagados; deve-se sempre procurar um local seguro;
– Outra recomendação importante é de que se o local estiver alagado, é bom evitar, se possível, o contato com as águas das enxurradas, que podem estar contaminadas, sendo um fator de risco, por ser um forte transmissor de doenças;
– No caso de alagações, é sempre importante rever suas atividades cotidianas para que possa realizar as atividades diárias em locais seguros, até que as águas baixem;
– Em caso de tempestades, é bom evitar ficar perto de árvores, postes e linhas elétricas e também dos semáforos, pois em caso de rompimento de fios elétricos, é essencial manter distância desses pontos e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) ou para empresa de energia elétrica.

No caso de alagamentos que atinjam as residências, a Defesa Civil de Porto Velho, está atuando com duas equipes de plantão para realizarem o monitoramento dessas situações. A orientação para esses casos, para que se evite riscos e prejuízos materiais, é ligar imediatamente para os canais de atendimento.

“Caso ocorra uma chuva forte, a Defesa Civil tem uma estrutura sólida, temos embarcações, caso seja necessária a retirada das famílias. Nós temos uma boa equipe operacional treinada para prestar o socorro imediato e de maneira organizada, com os plantões funcionando para que as equipes cheguem o mais rápido possível”, assegurou Ribeiro.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Para solicitar atendimento imediato a população pode acionar a Defesa Civil, localizada na avenida Dom Pedro ll, 1038, esquina com Campo Sales.

Contatos:

* Plantão – 199, das 8h às 18h
* Plantão 24 Horas - (69) 98473 2112
* Administrativo – (69) 3901 3020

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)