As operações de crédito e propostas no âmbito do Novo PAC buscam fortalecer a cooperação entre a instituição financeira e o governo estadual
Porto Velho, RO - Em reunião realizada entre o governo de Rondônia e uma instituição financeira, foram discutidos aspectos fundamentais para execução do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) no estado. As operações de crédito e propostas no âmbito do programa buscam fortalecer a cooperação entre a instituição e o governo estadual, com o objetivo de viabilizar soluções financeiras e infraestrutura, que impactem significativamente a vida da população rondoniense.
O Novo PAC destinou R$ 29,6 bilhões ao estado de Rondônia, para realização de obras e serviços em áreas prioritárias, como habitação, saneamento básico e infraestrutura rodoviária. Entre as ações previstas estão projetos de habitação, melhorias no saneamento básico, concessões na BR-364, construção da Ponte Binacional Brasil-Bolívia, obras no terminal do Aeroporto de Ji-Paraná e na travessia urbana da cidade.
Com um investimento global de R$ 1,7 trilhão em todo o Brasil, o Novo PAC é uma parceria entre o governo federal, setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. O programa visa a geração de empregos, redução de desigualdades sociais e regionais, inclusão social e o desenvolvimento sustentável.
Em Rondônia, o foco está nas obras de infraestrutura que irão transformar a realidade do estado, impulsionar o crescimento econômico e promover melhorias na qualidade de vida dos habitantes.
PARCERIA E INVESTIMENTOS
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da parceria com a instituição financeira e destacou a magnitude dos investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento ao estado. “Estamos comprometidos em alinhar nossos esforços com a instituição bancária e demais parceiros, para alcançar resultados significativos em Rondônia. A execução das obras previstas pelo Novo PAC vai gerar empregos, melhorar a infraestrutura e, acima de tudo, trazer benefícios diretos à nossa população.”
DIÁLOGO E OPORTUNIDADES
Durante o encontro, foram discutidas as operações de crédito e investimentos em infraestrutura, além de outros temas essenciais para o desenvolvimento do estado. O titular da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Luís Fernando Pereira, evidenciou que, “nosso diálogo com a instituição é sempre interessante, porque é a principal operadora dos programas sociais do governo federal, por meio de parcerias importantes com o estado na área dos programas sociais. Dessa forma, estamos ampliando essa parceria, tanto na área de habitação quanto em operações de crédito para infraestrutura, folha de pagamento e serviços bancários. Discutimos também, questões relacionadas aos créditos de biodiversidade e negócios ambientais. Esse diálogo nos aproxima e permite enxergar oportunidades que possam ampliar os benefícios que o estado tem no mercado financeiro.”
TRATATIVAS
O diretor Executivo de governo da instituição, Luciano Medeiros, enfatizou a importância da reunião e os avanços nas tratativas com o governo estadual. “Tratamos de temas importantes, tanto para a instituição quanto ao estado. Operações de crédito, investimento em infraestrutura, criação da folha de pagamento. Também falamos sobre uma pauta socioambiental, que vai gerar uma nova reunião em breve.”
0 Comentários