O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

BOM DIA!

RONDÔNIA

1891 – O comendador José Francisco Monteiro lança a 1ª edição do jornal “Humaythaense”, cujo slogan era “Com notícias de Humaitá até a cachoeira de Santo Antônio”. (Ver FOTO DO DIA)

29 – 1926 – Um incêndio destrói o canavial do grego Caralampos Vassenakis, em Jaci-Paraná, e o fogo só não foi maior pela ação dos moradores que apagaram as chamas.

1949 – A Polícia e a Guarda Territorial vão passar “pente fino” nos barcos vindos de Manaus, para prender e devolver àquela cidade o assaltante vulgo “Capitão Blood”.

1953 – A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, depois de levada em visita a Guajará-Mirim onde foi recebida por milhares de fiéis, chega a Porto Velho e é recebida por um grande público e revoada de aviões do Aeroclube das cidade.

1967 – Sem fiscalização federal o governo do Território vai instalar Agências de Rendas nas vilas da BR-364 para combater o descaminho de cassiterita e madeira nobre.

1981 – Apesar do apelo popular e da pressão do PDS, o governador Jorge Teixeira não será candidato a governador, mesmo que a Lei criando o Estado o permita.

1987 – Está com o governador Jerônimo Santana uma lista de 400 professores, coletada pela secretaria de Educação, para serem demitidos.

HOJE É

Dia Nacional de Combate ao Fumo. Dia Internacional contra Testes Nucleares. Dia Internacional do Gamer. Dia Mundial de Combate à Desnutrição Infantil,.
Católicos celebram Santa Sabina, Santa Joana Maria da Cruz, São João Batista.

BRASIL

1825 – O Brasil paga 25 milhões de libras a Portugal para os lusos reconherem oficialmente a Independência brasileira. 1831 – Nasce Bezerra de Menezes (m. 1900), médico, escritor e dirigente espírita brasileiro (m. 1900).

MUNDO

1831 — Michael Faraday descobre a indução eletromagnética. Guerra Russo-Ucraniana: a Ucrânia inicia sua contra-ofensiva ao sul no Oblast de Kherson.

FOTO DO DIA

O “HUMAYTHAENSE”

Ele não foi o primeiro, porque antes em Manicoré, algumas milhas Rio Madeira abaixo, já havia um jornal na região, “O Madeirense”, mas que não chegava até a cachoeira de Santo Antônio. Há 133 anos circulava o primeiro jornal que alcançava a cachoeira, o “Humaythaense”.

Em 1891 quando, um misto de empreendedor e sonhador, o comendador Francisco Monteiro lançou o nº um do jornal “Humaythaense” em Humaitá, mas não existia Porto Velho, e Santo Antônio era um porto de barcos, e poucos ali lembravam que por duas vezes tentaram iniciar ali uma ferrovia, sem sucesso.

Três ou 4 anos antes Humaitá fora fundada, porque índios haviam expulsado os pioneiros da outra margem do Rio Madeira, mas na vila que em 1990 passara à condição de município, já se pensava grande, e seu líder o comendador criou um jornal.

O “Humaythaense”, cujo dístico era “Com notícias até a cachoeira de Santo Antônio”, circularia até a década de 1920, como registrou o historiador Raimundo Neves de Almeida (FOTO) em “Humaitá, Histórias e Curiosidades”.

Fonte: Lúcio Albuquerque