O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque

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BOM DIA!

RONDÔNIA

1910 – Atendendo relatório do sanitarista Oswaldo Cruz, a construtora da Madeira-Mamoré inicia a quininização compulsória dos trabalhadores, nos acampamentos, em ação contra a malária.

1912 – A ferrovia Madeira-Mamoré é oficialmente dada como inaugurada.

1926 – O prefeito Prudêncio Borgea de Sá proíbe vários leiteiros de comercializar suas produções de leite, por comprovar o uso superior a 50% de água por litro vendido.

1948 – O jornal Alto Madeira (1ª edição em 1917), circulando há alguns anos há 31 anos, a partir de hoje terá edições domingo, quarta e sexta-feira.

1981- A lei que cria o Estado Rondônia não exige domicílio de 2 anos para ser candidato em 1982, disse o deputado (SP) Antonio Morimoto relator do projeto.

1986 – Técnicos do IBDF e do Conselho Estadual do Meio Ambiente acusam a migração e a desinformação pelos danos ambientais em RO. (Ver FOTO DO DIA)

1990 – A coligação “Vontade do Povo” anunciou um forte contra-ataque a qualquer menção de irregularidades envolvendo seu candidato a governador Olavo Pires.

HOJE É

Dia Mundial do Aleitamento Materno. Dia Nacional dos Portadores de Vitiligo. Dia do Cerealista. Dia Nacional do Selo. Dia Mundial do Câncer de Pulmão. Dia da Literatura de Cordel.

Católicos celebram Santo Aarão, Santos Júlio e Aarão - mártires, São Galo, Santo Afonso Ligório,

BRASIL

1993 – O Cruzeiro Real é adotado como nova moeda brasileira, substituindo o Cruzeiro.

MUNDO

1889 – Nasce John Friend Mahoney (m. 1957), que desenvolveu o tratamento para a sífilis usando a penicilina. 1981 — Fundada nos EUA a MTV, a 1ª emissora de TV dedicada só à música.

FOTO DO DIA

DESMATAMENTO


Em 1986 técnicos do IBDF e do Conselho Estadual do Meio Ambiente “batiam na ferida” que eu ouvia há 11 anos: a migração e a falta de conhecimento do solo amazônico eram facilitadores do desmatamento que a Nasa citava ter superado 11% em relação a 1985.

Desde 1975, acompanhei, como repórter, a chegada de migrantes, e até hoje não sei como eles conseguiam chegar, amontoados nas carrocerias de caminhões ou em ônibus “de turismo”, com móveis, animais, materiais de trabalho etc.

Algumas vezes segui, nas trilhas, com grupos de colonos que iam com um funcionário do Incra e ele determinava o lote de cada um, avisando sobre a derrubada que podiam fazer.

Era preciso muita coragem e vontade de fazer, ajudando a construir Rondônia. Não sei, e talvez nunca vamos saber quais os mais importantes: os que vieram construir a Madeira-Mamoré ou os que vieram na migração.

Foto: Barracas de lona, daí surgiram vários municípios (acervo Museu Rondônia)

Fonte: Lúcio Albuquerque