Porto Velho, RO - O pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda de 2024 é realizado nesta quarta-feira (31).
De acordo com a Receita Federal, serão restituídos R$ 8,5 bilhões para mais de 6 milhões de contribuintes. Do todo, R$ 529,5 milhões são referentes a contribuintes que possuem prioridade legal. São eles:
* 14.756 idosos acima de 80 anos;
* 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
* 9.672 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
* 34.014 cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Outras 5,7 milhões de pessoas foram priorizadas por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou escolhido o Pix como meio de recebimento do pagamento.
Além disso, 54.211 residentes do Rio Grande do Sul também foram priorizados por conta do estado de calamidade decretado em decorrência das chuvas que atingiram o estado.
Por fim, foram contemplados também neste lote 172.719 contribuintes não prioritários.
A consulta para o 3º lote foi liberada na última quarta-feira (24) e pode ser realizada pelo site ou aplicativo da Receita Federal.
* 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
* 9.672 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
* 34.014 cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Outras 5,7 milhões de pessoas foram priorizadas por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou escolhido o Pix como meio de recebimento do pagamento.
Além disso, 54.211 residentes do Rio Grande do Sul também foram priorizados por conta do estado de calamidade decretado em decorrência das chuvas que atingiram o estado.
Por fim, foram contemplados também neste lote 172.719 contribuintes não prioritários.
A consulta para o 3º lote foi liberada na última quarta-feira (24) e pode ser realizada pelo site ou aplicativo da Receita Federal.
Como conferir se estou na lista?
Para saber se foi contemplado, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”.
A consulta também pode ser realizada no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets.
Caso não tenha sido contemplado neste lote, confira abaixo o calendário com as datas das próximas datas de restituição.
Como é feito o pagamento?
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária ou poupança que esteja no nome do declarante e informada na declaração. Caso o contribuinte tenha indicado uma chave Pix na declaração, o valor é transferido para a conta referente a ela.
Caso o depósito não seja realizado, por exemplo, se a conta informada for desativada, os valores ficarão salvos para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o cidadão não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: CNN Brasil
Para saber se foi contemplado, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”.
A consulta também pode ser realizada no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares e tablets.
Caso não tenha sido contemplado neste lote, confira abaixo o calendário com as datas das próximas datas de restituição.
Como é feito o pagamento?
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária ou poupança que esteja no nome do declarante e informada na declaração. Caso o contribuinte tenha indicado uma chave Pix na declaração, o valor é transferido para a conta referente a ela.
Caso o depósito não seja realizado, por exemplo, se a conta informada for desativada, os valores ficarão salvos para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o cidadão não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: CNN Brasil
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