Evento será cenário para discussões, troca de ideias, informações sobre o setor

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), através do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico (DDS), participa da organização e lançamento do Fórum Municipal de Economia Solidária, que acontece nesta sexta-feira (28), no auditório do Ministério Público do Trabalho.

O fórum é uma organização democrática conjunta dos atores da economia solidária local, com o objetivo de desenvolver a economia solidária no município e, ainda, para a articulação com as outras instâncias regionais, nacionais e internacionais do tema.

O evento será cenário para discussões, troca de ideias, informações sobre os empreendimentos e tudo o que cerceia a economia solidária, como organização de eventos relacionados, formulação, implementação, monitoramento de propostas para o fortalecimento das iniciativas de economia solidária e integração entre os empreendimentos.

O fórum é um espaço aberto para debates e discussões positivas de pessoas que participam de empreendimentos populares com diferentes arranjos e tamanhos como cooperativas populares, associações, empresas e empreendimentos autogestionários, entidades de fomento (incubadoras de cooperativas, etc.) e rede de gestores de políticas públicas de economia solidária, entre outros.

Para a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, o apoio a esta iniciativa é essencial. "Abrimos espaço para pensarmos e dialogarmos com diversos atores e movimentos sociais, com o objetivo de fortalecer a economia solidária, que é um pilar fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado." destaca.

A programação definida pela comissão organizadora, inicia com o credenciamento que distinguirá empreendimentos, entidades de fomento e poder público. Haverá momento cultural com a cantora Marcela Bonfim, acolhimento, falas sobre a economia solidária em Porto Velho, cidadania, apresentação dos coletivos credenciados, leitura do regimento e eleição da comissão diretora do Fórum.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)