Ação demonstra compromisso da pasta com a qualidade de vida dos profissionais que atuam na rede
Porto Velho, RO - Atendendo ao Decreto Nº 18.767, de 31 de janeiro de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) segue com o calendário de realização dos exames periódicos para todos os servidores que atuam na rede municipal de saúde. A ação está acontecendo de forma itinerante.
Os serviços realizados analisam possíveis impactos das atividades laborais na saúde dos trabalhadores. Esses exames são feitos através de uma unidade móvel de medicina ocupacional que foi colocada à disposição para atender o trabalhador.
Os serviços realizados analisam possíveis impactos das atividades laborais na saúde dos trabalhadores
A oferta desses exames no local de trabalho dos servidores facilita o acesso ao serviço, proporciona bem-estar e demonstra o compromisso da Semusa com a saúde do trabalhador da pasta.
Desde o início da realização dos periódicos, mais de 300 servidores já realizaram os exames. Segundo a divisão responsável, a expectativa é atender os mais de 04 mil profissionais que atuam na rede municipal de saúde.
De acordo com o gerente do Dactus, Breno Luigi, “através desses exames, é possível detectar precocemente problemas de saúde relacionados ao trabalho. Com isso, fica mais fácil implantar ações preventivas e promoção de medidas de saúde ocupacional. Além disso, também buscamos garantir que os servidores estejam aptos a desempenhar suas funções de maneira eficaz, protegendo tanto sua saúde quanto a qualidade dos serviços prestados à população”.
Ainda de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e no Quadro I da Norma Regulamentadora nº 4, profissionais de saúde estão classificados no grau de risco 3, fator que os coloca na condição da realização de exames ocupacionais periodicamente.
Os exames ocupacionais são realizados através de agendamento prévio pela empresa Total Life, responsável pelos serviços oferecidos. Após isso, os servidores recebem notificações via WhatsApp informando o dia, horário e local do agendamento, assim como a ficha de pedido dos exames.
Ainda conforme o Decreto Nº 18.767, a não realização dos exames periódicos pode ocasionar a imediata suspensão do salário do servidor.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários