Moradores podem realizar o exame de detecção das doenças gratuitamente. Saiba como realizar os testes e onde procurar ajuda.

Porto Velho, RO - Dengue, influenza, Covid e febre Oropouche: ao apresentar os sintomas dessas doenças, é importante procurar atendimento o quanto antes. Em Porto Velho, os moradores podem realizar os exames de detecção gratuitamente.

👉 De acordo com a Prefeitura de Porto Velho, para realizar os exames é necessário apresentar os seguintes documentos:

documento com foto, como Registro Geral (RG) e/ou carteira de habilitação,
cartão do SUS e
um comprovante de endereço.

Os menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal que também devem portar documento de identificação.


Dengue

Pessoas com suspeita de dengue pode buscar atendimento médico imediatamente nas unidades de saúde de Porto Velho: veja os endereços.

Já nos casos de sintomas graves, é necessário dirigir-se a uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nas zonas leste, sul e em Jaci-Paraná, ou às policlínicas José Adelino e Ana Adelaide.

Em todas essas unidades, é realizada a coleta do exame de dengue. As amostras são encaminhadas para o laboratório do Governo do Estado. O tempo médio para o diagnóstico é entre 7 a 10 dias


Febre Oropouche

A principal forma de diferenciar a febre oropouche e a dengue é através de diagnósticos. Ao apresentar os sintomas, o paciente precisa procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima de sua casa para que sejam feito exames laboratoriais e clínicos.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), inicialmente, será feito testes para dengue e outras arboviroses. Se os exames derem negativo, será feita uma avaliação clínica, epidemiológica (verificando se há casos na região onde o paciente vive ou contato com locais de surtos) e laboratorial para detectar a febre oropouche.

Em Porto Velho, a coleta dos testes são feitas em qualquer unidade de saúde e encaminhada para o laboratório do Estado, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.


Influenza

A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus Influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença.

De acordo com o MS, os sintomas mais leves e moderados da influenza, podem ser tratados nas unidades básicas de saúde através do diagnóstico clínico. Já em casos de sintomas mais graves, é importante procurar uma das UPAs da cidade.


Covid-19

As testagens de moradores com suspeita de infecção do Covid-19, ocorrem na Policlínica Ana Adelaide e em outras quatro unidades básicas de saúde: veja os endereços.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, o tempo médio para o diagnóstico de teste rápido é de até 30 minutos, teste de coleta de secreções respiratórias, conhecido como PCR, leva de 7 a 10 dias para apresentar o resultado.

Fonte: G1-Rondônia