Porto Velho, RO - Mais de 40 milhões de brasileiros são abastecidos com energia renovável produzida pela Usina de Jirau. A hidrelétrica, cujo compromisso está pautado na inovação e no desenvolvimento sustentável, é a única no país que possui a certificação International Hydropower Association (IHA), selo atribuído às práticas de sustentabilidade em hidroeletricidade.
A informação foi apresentada na última sexta-feira (17), durante a fala de Júlio Freitas, CFO da Jirau Energia, no seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos”, promovido pelo jornal Valor Econômico, na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). O evento reuniu resultados de empresas que operam na capital em áreas como infraestrutura, turismo, logística, agronegócio e construção civil.
A Usina de Jirau opera em Porto Velho há mais de dez anos, com 50 máquinas e 3.750 MW de capacidade instalada, cerca de 3,7% de toda a energia hidrelétrica do país. A geradora é, junto com a Santo Antônio Energia, considerada a maior usina do mundo em quantidade de máquinas. De acordo com Júlio, ao longo dos oito anos de atuação em Porto Velho, a empresa buscou muito além da geração de energia.
O CFO compartilhou que no ano passado, além do selo IHA, a hidroelétrica obteve certificações fornecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), devido às melhores práticas na recomposição de florestas e programa de educação ambiental. Também no ano passado, a empresa entregou 99,97% de disponibilidade das máquinas, ficando em 1º no ranking de disponibilidade operacional, que analisa a performance das hidrelétricas em operação no país.
“Jirau é o maior grande projeto de hidrelétrica registrado no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), com capacidade de redução de 6 milhões de toneladas de crédito de carbono no ano. Estamos acompanhando o mundo e as catástrofes climáticas, e a gente sabe da responsabilidade que a gente tem com o meio ambiente. Temos investimentos na área ambiental relevantes e estamos trabalhando um plano de desenvolvimento territorial para a área de Nova Mutum e Jaci-Paraná, e esse trabalho conjunto é necessário e faz com que a gente construa uma inteligência que permita a gente trazer soluções inovadoras”, finalizou.
Todo o seminário "Porto Velho: Oportunidades & Investimentos" foi transmitido ao vivo pela internet, e pode ser assistido aqui.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários