O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidencia as vantagens das relações comerciais proporcionadas pelo estado. “Rondônia é destino em alta para fazer negócios no Brasil, com cadeias produtivas que destacam-se pela qualidade, sustentabilidade e produtividade; possui pacote de incentivos fiscais atrativo; hub logístico que dá competitividade aos produtos, inclusive tendo como diferencial a hidrovia do Rio Madeira, e uma população trabalhadora que valoriza as oportunidades. O que queremos é prosperar junto com toda a América do Sul e a economia global’’, salientou.
Chile e Argentina são atualmente os principais parceiros deste bloco, responsáveis por 57,2% das exportações de Rondônia, mas toda a América do Sul está presente na rota rondoniense de exportações.
As relações comerciais contemplam 128 produtos
Conforme levantamento da Coordenadoria de Geointeligência de Dados Econômicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), com base nos dados do comércio exterior brasileiro: Comex Stat, em 2023, as exportações de Rondônia para países da América do Sul movimentaram US$ 309.046.116, o que ultrapassa R$ 1,5 bilhão.
As relações comerciais contemplam 128 produtos, entre eles: soja, milho, arroz, café, carne bovina, peixes, castanha do Brasil, minérios, madeiras de manejo sustentável, máquinas e aparelhos de uso agrícola, bicicletas e embarcações.
Em contrapartida, Rondônia importa dos países da América do Sul produtos como uvas frescas, plantas utilizadas na medicina e em perfumarias, partes de instrumentos musicais, aparelhos de medicina, tecidos, especiarias e adubos; fortalecendo o intercâmbio comercial.
ATRATIVO
O vice-governador e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, destaca que países sul-americanos estão entre os dez principais destinos dos produtos de Rondônia, a exemplo da Argentina e o Chile. ‘‘O governo do estado tem feito um esforço histórico para fortalecer os laços econômicos com os países vizinhos, por meio de ações estratégicas de promoção comercial, e nesta fase de pleno desenvolvimento rondoniense, comprovada pelos indicadores econômicos, os produtos do estado estão cada vez mais atrativos para os países da América do Sul’’, avaliou.
A coordenadora de Atração de Investimentos e Promoção à Exportação – Invest Rondônia, Kívia Vilarim pontuou que, entre as ações estratégicas estão programações como o Rondônia Day, a participação em feiras setoriais e a formalização de parcerias estratégicas para abertura de mercados. ‘‘Essas iniciativas demonstram a proatividade do governo em estar presente no mercado internacional, e levar os produtos locais para as prateleiras da Bolívia, Argentina, Peru, Chile e Colômbia, principalmente’’.
Países sul-americanos estão entre os dez principais destinos dos produtos de Rondônia
PERFIL
O estado de Rondônia está localizado na Amazônia, no Norte do Brasil, país também pertencente à América do Sul. Possui mais de 55% do seu território coberto por florestas, conforme dados do MapBiomas, e avança na produção de alimentos com sustentabilidade. A alta produtividade no estado é combinada com inovação tecnológica, boas práticas e a defesa do meio ambiente.
Rondônia conquistou três selos de Indicação Geográfica do café, cacau e Tambaqui, o que sinaliza que é referência nessas cadeias produtivas, e ocupa a 4ª posição no ranking nacional na exportação de carne bovina pelo alto padrão de sanidade, tendo reconhecimento internacional de rebanho livre de febre aftosa sem vacinação, o maior do Brasil com esse status.
O estado também tem a menor taxa anual de desemprego do Brasil. Negócios de diversos eixos têm prosperado em Rondônia, o que amplia o leque para atender às necessidades dos mercados internacionais.
Confira a evolução nas exportações:
• 2022: US$ 147.952.735
• 2023: US$ 309.046.126
Variação: crescimento de 108% (US$ 161.093.381)
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
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