Porto Velho, RO - No dia 30 de maio é celebrado o dia de Corpus Christi e, para surpresa de muitos, essa data e o dia seguinte (31) são considerados feriados nacionais. No entanto, os rondonienses poderão aproveitar para tirar uma folga e descansar.
Em Rondônia, de acordo com o decreto nº 28.680, que estabelece o calendário dos feriados e pontos facultativos de 2024, a data é classificada como:
* 30 de maio: Feriado de Corpus Christi (válido para todos os municípios)
Já em Porto Velho, de acordo com o calendário oficial divulgado para 2024, o dia de Corpus Christi e a sexta-feira (31) são considerados pontos facultativos, ficando a critério do servidor e da administração a realização de trabalhos nestes dias.
O dia de Corpus Christi só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal, ou seja, cada prefeitura definirá o âmbito da data em seu diário oficial.
⚠️ Vale lembrar que enquanto os feriados nacionais são previstos em lei federal e valem para todo o território nacional, os pontos facultativos só são válidos para os servidores públicos, segundo o governo federal.
Festividades de Corpus Christi
O dia de Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica que celebra a Eucaristia ou comunhão. Em latim, Corpus Christi significa "Corpo de Cristo", e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra nesta data.
A celebração de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão à Quinta-feira Santa, que acontece três dias antes da Páscoa, e remete à eucaristia, feita por Jesus exatamente naquele dia da semana.
Igreja Pérpetuo Socorro, à beira do Rio Madeira, durante missa de Corpus Christi — Foto: Jenifer Zambiazzi/G1
Em várias cidades brasileiras, fieis seguem uma tradição portuguesa de confecção de grandes tapetes em espaços públicos. Os painéis são feitos de serragem, sal ou outros materiais coloridos que formam desenhos com referências bíblicas.
Os encontros costumam começar na noite anterior e terminam no dia de Corpus Christi com a celebração da comunhão em grandes missas.
Fonte: G1-Rondônia
0 Comentários