Porto Velho, RO - Com o fim do prazo para filiações e trocas de partido para quem pretende disputar o pleito de outubro, o Partido Liberal (PL) parece ter sido o maior favorecido no que diz respeito à disputa do Paço Municipal de Porto Velho. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, liderado em Rondônia pelo senador Marcos Rogério e na capital pelo deputado federal Coronel Chrisóstomo, manteve a base e se fortaleceu com algumas adesões. Certamente terá candidatura própria para a prefeitura e o nome que se destaca é o da empresária Sofia Andrade, que deve ser a principal adversária de Mariana Carvalho (União Brasil) na disputa pela prefeitura. O PL também conseguiu uma nominata completa para a Câmara Municipal, devendo fazer uma das maiores bancadas da Casa.
Candidata a deputada federal nas últimas eleições, Sofia Andrade conseguiu 14.634 votos, a maioria em Porto Velho, e vem mantendo contato com as suas bases em reuniões, participando de eventos, programas de televisão e rádios, sempre com opinião forte e cobranças pontuais da administração municipal. Com uma proposta de trabalho voltada às pautas de direita, vê a possibilidade de segundo turno com a ex-deputada Mariana Carvalho, que trocou o Republicanos pelo União Brasil.
Rondoniense de Guajará-Mirim, Sofia Andrade há algum tempo se tornou conhecida como uma das mais ferrenhas defensoras públicas do ex-presidente Jair Bolsonaro em Rondônia, através de suas redes sociais, particularmente, a partir do início do período da pandemia. O PL já articula agenda para a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle, durante a campanha. Em evento realizado pela deputada Sílvia Cristina em Ji-Paraná, Michelle afirmou que voltaria à Rondônia durante a campanha, sendo considerada peça fundamental para o sucesso do pleito.
Atenta aos acontecimentos do setor desde aquela época, ela também se decepcionou com a corrupção e os desmandos que permeiam a política brasileira desde sempre, mas a partir de 2.013 teve o que considera uma espécie de despertar quando conheceu através dos meios de comunicação o então deputado federal Jair Bolsonaro, com ideias quais, se identificou.
Desde então vem militando em suas redes sociais, ação que ela intensificou a partir da pandemia, quando despertou a atenção de milhares de pessoas e começou a receber convites para ingressar oficialmente na política. Nas eleições de 2020 recusou convites para ser candidata a vereadora na capital, concorrendo dois anos depois à Câmara Federal, onde obteve votação expressiva, se mostrando como uma grande liderança de direita na capital Sofia Andrade estabelece seu perfil como de uma pessoa “conservadora, armamentista, cristã e patriota”, e defende valores da família e tradições, tendo convicção que são as mesmas bandeiras do ex-presidente. Apesar do amor que afirma sentir por Bolsonaro, ela diz não ter político de estimação, e que será sempre contra a corrupção, não importa de onde vier.
0 Comentários