Porto Velho, RO - Com o objetivo de promover debates e ouvir as demandas da população, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) deu início, nesta quinta-feira (14), aos eventos preparatórios para a 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Porto Velho. As atividades serão realizadas pelas unidades de saúde na zona urbana e rural da capital, até o dia 22 de março.
Nesta primeira etapa, a programação acontece em diversas regiões do município, onde toda a população pode participar e apresentar suas sugestões de melhorias com objetivo de estabelecer diretrizes para a construção de políticas públicas na saúde. Além disso, nas pré-conferências também são eleitos os delegados, que durante a conferência são responsáveis por apresentar propostas para fortalecer o serviço de saúde oferecido em suas localidades.
CONFERÊNCIA MUNICIPAL
A Semusa e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) estão trabalhando para a realização da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Porto Velho. Com o tema “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, o evento vai reunir representantes de vários segmentos sociais. O objetivo é propiciar ampla participação da sociedade na construção de políticas públicas que contribuirão para o aprimoramento e fortalecimento do sistema de saúde local.
A iniciativa busca o fortalecimento de estratégias para proteger os direitos e a dignidade do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), com base em três eixos principais: Democracia, controle social e desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde do cuidado das pessoas que fazem o sus acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
A secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, ressalta que a participação da população é primordial para proporcionar serviços de saúde de qualidade. "As pré-conferências são um espaço onde todos têm voz. É através desses debates em conjunto que conseguimos enfrentar os desafios e encontrar soluções para melhorar a qualidade dos atendimentos na rede municipal de saúde", afirma a secretária.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários