O DIA NA HISTÓRIA
BOM DIA!
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
69 99910 8325
RONDÔNIA
1900 – Tropas enviadas pelo governo brasileiro dissolvem a República do Acre, criada por Luiz Gálvez Rodrigues de Arias em 1899.
1925 – Índios bolivianos atacam colocações de seringueiros no lado brasileiro do Rio Mamoré, acusados de mortes, incêndios, roubos e destruição de taperas, conforme relato de viajantes.
1983 – Funcionando desde 1929, o Hospital “São José” passa todo seu atendimento a ser feito pelo Hospital de Base “Ary Pinheiro”, com mais de 400 leitos
1987 – Toma posse o primeiro governador eleito do Estado, o ex-deputado federal Jerônimo Santana.
1989 – Fracassa a greve promovida pela CUT em todo o Estado.
1991 – O médico Osvaldo Piana toma posse como governador do Estado, o 1º nascido em Rondônia desde a criação do Território, em 1943.
HOJE É
Dia Nacional da Escola. Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
Católicos celebram Santa Luzia de Marilac, São Clemente Hofbauer, São Longuinho, São Zacarias, papa.
Católicos celebram Santa Luzia de Marilac, São Clemente Hofbauer, São Longuinho, São Zacarias, papa.
BRASIL
1985 – Encerra o ciclo de governo militar no Brasil. 1967 — A “República dos Estados Unidos do Brasil” passa a ser denominada “República Federativa do Brasil”. 2001 – Explode a Plataforma P-36 da Petrobras – 11 mortos e 9 desaparecidos.
MUNDO
15 a.C – O imperador Júlio Cesar é morto por rebeldes, comandados por seu filho adotivo Brutrus. 1.545 -Começa o Concílio de Trento, que definiu o pecado original e a indissolubilidade do matrimônio.
FOTO DO DIA
A GUERRA QUE NÃO HOUVE (II)
Composto por vários caminhões com tropas, veículos de apoio, ambulâncias etc, sob comando do coronel PM Ferro, o grupamento enviado pelo governador Jerônimo Santana para retomar aos acreanos os distritos de Extrema e Califórnia, ao chegar àquelas localidades, teve uma surpresa.
Por qualquer motivo o governo do Acre determinou a retirada de seu pessoal, o que evitou a possibilidade de um choque.
Na época a professora e jurista Aliethe Morhy, a primeira mulher a assumir no cargo de Procuradora Geral do Estado, foi a autora do recurso extraordinário ingressado junto ao STF, base da decisão final daquele colegiado mantendo a posse a favor de Rondônia.
Oficialmente o motivo da invasão seria o abandono a que estavam atiradas as duas comunidades, e suas populações, o que levou o governo do Acre a apoiá-las, mas pode ter acontecido o apelo econômico-político.
Forte produtor agrícola, a região já era, àquela altura, importante contribuinte do fisco acreano, mas há um aspecto político: a maioria dos moradores dali, eleitores do Acre, aguçava o interesse de políticos daquele Estado para a eleição que se aproximava.
Fonte: Lúcio Albuquerque
0 Comentários