Em outras regiões, como em Guajará-Mirim, o rio Madeira está abaixo da faixa da normalidade para essa época do ano. Nível do rio está na cota de atenção, tendo ultrapassado os 14 metros.

Porto Velho, RO - O nível do rio Madeira voltou a subir e ficou perto de atingir os 15 metros em Porto Velho, revelou o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

Segundo o novo boletim de monitoramento hidrológico, o rio chegou aos 14,56 metros no dia 8 de março e mesmo na cota de atenção, "se encontra dentro da faixa de normalidade para esse período do ano".

Entretanto, em outras regiões, como no município de Guajará-Mirim, o rio Madeira está "abaixo da faixa de normalidade para esse período", tendo atingido, na última sexta-feira (8), 9,32 metros.

De acordo com o boletim, o nível do rio Machado em Ji-Paraná (RO) também está "abaixo da faixa de normalidade para o período", já que até o dia 8, havia regredido 22 centímetros, marcando 8,28 metros.


Seca do rio Machado expoem pedrais e abre cachoeiras em Ji-Paraná — Foto: Juliana Santos/Rede Amazônica

De acordo com o SGB, as cotas do rio Madeira são definidas durante atividades de campo, em conjunto com as autoridades locais da Defesa Civil. Nas atividades são consideradas todas as particularidades do rio e as comunidade afetadas por uma potencial inundação.

A cota de atenção indica a possibilidade moderada de ocorrência de inundação. O madeira entra em cota de alerta se atingir 15 metros e de transbordamento após os 17 metros.

Fonte: G1-Rondônia