Em anúncio de 100 novos institutos federais, presidente reforçou a educação como forma de independência das mulheres

Porto velho, RO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou, nesta terça-feira (12/3), 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Em discurso, o chefe do Executivo reforçou a relevância da educação para as mulheres, como forma de emancipação social.

“Para as mulheres, algo mais importante e valioso nesse momento histórico, a questão de gênero ganha dimensão extraordinária. A formação da mulher é muito importante. A gente vê e lê muitas vezes uma mulher passa necessidade, sofre com o companheiro, é violentada, e não toma atitude, porque não trabalha fora de casa, não tem profissão”, disse.

“Ela vai ter espaço. Ela não nasceu para fazer só trabalho doméstico, nasceu para fazer o que quiser. Trabalhar fora de casa é oportunidade”, completou. Para Lula, essa é uma oportunidade para a mulher custear a própria vida, sem “medo” de “um homem que não goste dela, por necessidade, por dependência”.

O presidente ainda disse ter como meta um país “de sociedade composta por grande maioria de gente de classe média”.

“Não fizemos a opção de ser pobre, ninguém gosta de ser pobre, se vestir mal, morar mal, todos nós nascemos para ter acesso a tudo aquilo que produz”, afirmou.

A iniciativa contemplará todos os estados e o Distrito Federal e terá, no total, 140 mil novas vagas. O foco será em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

O investimento é previsto em R$ 3,9 bilhões em obras, tanto para construir novos espaços de estudos quanto para reformar unidades em funcionamento.

Veja o vídeo abaixo:

 

Fonte: Metrópoles