Segundo a polícia, o grupo aproveitava lugares de grande circulação de pessoas para trocar as notas falsas por verdadeiras

Porto Velho, RO - A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira (22) três mandados de busca e apreensão contra suspeitos de comercializar notas falsas na internet. Os investigados, que possuíam um grupo de mensagens para combinar a aquisição e revenda da moeda, ainda aproveitavam lugares de grande circulação de pessoas para trocar as notas falsas por verdadeiras.

As investigações tiveram início em 2021, quando um homem foi preso em flagrante com 76 cédulas falsas na cidade de Santos, em São Paulo. Segundo a Polícia Federal, o homem teria adquirido as moedas com outras pessoas na Baixada Santista (SP) e no Pará.

Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos celulares, cartões em branco e máquinas leitoras de cartões, que segundo a polícia, poderiam estar sendo utilizadas para clonagens e outras modalidades de estelionato. Os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e moeda falsa e podem ser condenados a até 15 anos de prisão.


Moedas falsas

Ainda nesta quarta-feira (22), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrarem uma associação criminosa que atua no tráfico de armas de fogo, além de grupos que disseminavam moedas falsas na região norte do Rio Grande do Sul.

Os suspeitos distribuíam cédulas falsas de real ao adquirirem mercadorias no comércio local e com a compra de produtos e equipamentos vendidos por pessoas físicas em redes sociais.

No caso do grupo investigado por tráfico de armas de fogo, a polícia informou que ainda apura o crime de falsidade ideológica para aquisição de arma de fogo e o possível desvio de armamento para o crime organizado no Rio Grande do Sul.

Fonte: R7