Com a finalidade de resgatar e conscientizar sobre a importância do conhecimento e da preservação do patrimônio histórico e cultural através do turismo, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), lança a segunda edição do projeto “Redação Turismo”, que vai levar estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino para conhecerem pontos turísticos de Porto Velho.

O concurso de redação será realizado em todo o Estado, nos dias 27 e 28 de setembro, no horário estabelecido por cada escola participante com o tema “Rondônia e suas Potencialidades Turísticas”. A redação seguirá os critérios estabelecidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo como público-alvo estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio, na modalidade regular.

INSCRIÇÕES

Os professores de história e geografia de Rondônia e/ou língua portuguesa interessados em desenvolver o projeto na escola devem fazer a inscrição e a adesão ao projeto até o dia 15 de setembro e participar da formação on-line no canal da Mediação Tecnológica Rondônia, que acontecerá nos dias 16 e 17 deste mês. O formulário para a inscrição está disponível no Google Forms e o link será encaminhado para as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), por memorando.

Os estudantes que estiverem presencialmente na escola período de 20 a 24 de setembro vão receber orientações dos professores que participarem da capacitação.

CRITÉRIOS

A redação deverá ter entre 20 e 30 linhas, ser manuscrita em língua portuguesa, com caneta esferográfica preta, na folha padrão, especialmente desenvolvida para o concurso que será enviada de forma digital para que a escola faça a impressão e coloque o carimbo.

PREMIAÇÃO

Os autores das melhores redações e os professores selecionados participarão de uma excursão turística histórico/cultural em Porto Velho nos dias 1º e 2 de dezembro de 2021.

INFORMAÇÕES

Os interessados em esclarecer dúvidas podem enviar um e-mail para ensinomedio@seduc.ro.gov.br ou entrar em contato pelo telefone (69) 3216-5061.