Com o slogan “Um transplante faz a linha da vida aumentar” a equipe da Central de Transplante do Governo de Rondônia, iniciou as comemorações alusivas ao Dia do Doador de Órgãos e Setembro Verde, mês de sensibilização a doação. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (2), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), com apresentação da Banda Musical da Polícia Militar do Estado.
Em meio à comemoração, vários pacientes transplantados contaram suas histórias. Sérgio Justiniano, um jovem de 22 anos, recebeu um rim e explica que tinha uma vida totalmente dependente da máquina de hemodiálise. “Eu recebi um sim de uma família e fui chamado para fazer a minha tão sonhada cirurgia, e hoje tenho uma vida comum e um mundo cheio de oportunidades”, fala emocionado.
Paciente Sérgio Justianiano contando história antes e após o transplante
O serviço de transplante de órgãos se divide em hepático, ósseo, pele, córnea, cardíaco e renal. É composto também pelos setores de Banco de Olhos (BORO) e pela Organização de Procura de Órgãos (OPO).
“Infelizmente ainda temos um número baixo de aceite dos familiares para doação de órgãos, e o nosso serviço depende da população para que possamos proporcionar uma nova vida aos pacientes que estão na fila de espera”, pontua a coordenadora da Central de Transplante, Rafaela Brito.
Durante o evento, a diretora-geral do HBAP, Raquel Gil, evidenciou a importância de expressar o desejo de ser doador para os familiares em rodas de conversa. “O Hospital de Base se sente privilegiado, de ter esse serviço e ser essa referência no Estado como unidade transplantadora, com uma equipe aguerrida que tem lutado para manter um serviço de qualidade junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), apoiada pelo Governo de Rondônia””.
SETEMBRO VERDE
- Várias programações acontecem no decorrer do mês no Estado.
- Dia 2 de Setembro às 9 horas
- Evento no Hospital de Base em comemoração ao Dia do Doador
- Dia 3 de Setembro às 9 horas
- Solenidade de abertura da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos na Policlínica Oswaldo Cruz
- Dia 5 de Setembro às 17 horas
- Pedalada Setembro Verde 2021, em comemoração ao mês do Doador de Órgãos e Tecidos
- Dia 10 de Setembro às 8 horas
- Evento em Candeias do Jamari para celebrar o ato de adesão ao processo de doação e transplante de córnea
- Dia 14 de Setembro às 9 horas
- Solenidade de abertura da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos no Hospital Regional de Vilhena
- Dia 21 de Setembro às 9 horas
- Solenidade de abertura da campanha no Hospital Regional de Cacoal
- Dia 22 de Setembro às 9 horas
- Solenidade de abertura da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos no Hospital de Emergência e Urgência de Cacoal
ATIVIDADES EDUCATIVAS
- Porto velho
- Palestra educativa para os profissionais de saúde dos Hospitais: Hospital de Base, João Paulo II e Hospital das Clínicas e para a sociedade de Porto Velho.
- Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) Vilhena
- 13 e 14 de setembro – Palestra educativa para os profissionais da Saúde da atenção primária e terciária e para a sociedade de Vilhena
- Ji-Paraná
- 15 de setembro – Palestra educativa para os profissionais da Saúde da atenção primária e terciária e para a sociedade de Ji-Paraná
- CIHDOTT – Cacoal
- 21 e 22 de setembro – Palestra educativa para os profissionais de saúde da atenção primária e terciária e para a sociedade de Cacoal
- Ariquemes
- 23 e 24 de setembro – Palestra educativa para os profissionais de saúde da atenção primária e terciária e para a sociedade de Ariquemes
0 Comentários