Porto Velho, RO - A vice-presidente e ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Marta Lucía Ramírez, fará uma visita ao Brasil a partir desta quinta-feira (12), a primeira desde que assumiu o segundo cargo, em 31 de maio.

Nota do Itamaraty indica que Ramírez será recebida pelo vice-presidente do país, general Hamilton Mourão, e pelo chefe da diplomacia, Carlos Alberto Franco França, informa a Prensa Latina.

O texto garante que durante a estada “a agenda bilateral será revista, com ênfase em questões relacionadas a comércio, investimentos, saúde, segurança e meio ambiente, além de questões regionais e multilaterais de interesse comum”.

Segundo o comunicado, “a Colômbia é um importante parceiro do Brasil na defesa de uma América do Sul democrática, próspera e segura”.

Em julho, políticos colombianos criticaram o relatório de Ramírez às Nações Unidas. A ministra do governo de direita alegou que as mortes de manifestantes em recentes protestos sociais em seu país são responsabilidade dos vândalos.

A este respeito, a ex-senadora e ativista pela democracia e os direitos humanos Piedad Córdoba afirmou que a chanceler "mente e sabe disso".