A preparação dos profissionais da rede municipal de educação para o retorno das aulas presenciais segue sendo reforçada pela Prefeitura de Porto Velho. A meta é tornar seguro o ambiente em que as atividades educacionais serão desenvolvidas a partir de segunda-feira (16), quando as escolas reabrem para receber presencialmente 50% dos seus alunos.

A retomada acontecerá somente com as unidades que estão aptas, conforme as medidas sanitárias impostas para controlar a pandemia de Covid-19. Nos demais estabelecimentos, as aulas iniciarão de forma gradativa.

Para preparar os servidores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) investe em capacitações e ciclos formativos direcionados tanto para gestores escolares quanto profissionais no geral.

De 13 a 22 de julho, por exemplo, foi realizado em parceria com a Fundação Lemann, através da consultoria Elos Educacional, o Ciclo Formativo com os gestores educacionais com o objetivo de dialogar, debater, orientar e apoiar os profissionais no processo de planejamento do retorno das atividades presenciais.

O ciclo também debateu temáticas como acolhimento, diagnóstico socioemocional e plano de retorno às aulas presenciais, plano de contingência, monitoramento e avaliação diagnóstica.



Secretária também visitou as escolas da rede municipal

Também em julho, no dia 15, foi realizado, em parceria com o Sebrae-RO, o Encontro Formativo com o tema “Acolhimento aos Profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho”.

Durante o evento, houve palestra do psicólogo Rossandro Klinjey. “Conversar e refletir com os professores, diretores e servidores da educação, em Porto Velho, foi uma experiência bem positiva e que eu vou carregar comigo. Vou colocar o que foi discutido e muitas vezes atestado em minhas palestras e encontros pelo Brasil afora”, afirmou o psicólogo na ocasião.

Além das capacitações remotas, na semana passada a Semed se reuniu mais uma vez com diretores para garantir o retorno seguro, abordando e conferindo as medidas sanitárias e esclarecendo dúvidas que vão surgindo no decorrer do processo de retomada.

“Estas são algumas das ações que temos realizado para garantir o retorno seguro. Tivemos a participação direta da secretária Gláucia Negreiros, do secretário adjunto Basílio Leandro e de todos os diretores de departamento. Foi o momento de sanar dúvidas dos gestores”, explicou Juliene Rezende Vieira, diretora do Departamento de Políticas Educacionais.