A proposta do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Velho será apresentada à população na próxima segunda-feira (16), às 9h, em audiência pública virtual. Até o dia 23 de agosto, também em reuniões remotas, as discussões continuam com a participação de especialistas, quando poderão ser apresentadas sugestões e promovidos ajustes, se houver necessidade.

Nas audiências, a população tomará conhecimento das propostas de ações estratégicas de mobilidade urbana para o município. Será apresentado um panorama do trânsito, desde o planejamento e ordenação do solo urbano, transporte coletivo, ciclovias, ciclofaixas e acessibilidade e outros temas que envolvem as condições seguras e humanizadas de circulação viária em geral.

Serão debatidos 12 temas com a comunidade, sendo dois por dia. Rosana Matos, coordenadora da comissão de reelaboração do Plano de Mobilidade, explica que qualquer cidadão pode participar das audiências e dos debates. Pode fazer perguntas, tirar dúvidas, pedir explicações e oferecer sugestões para melhorar a proposta. É desta forma, segundo ela, que a proposta vai atender as necessidades da população.



Ciclofaixas fazem parte do Plano de Mobilidade

Rosana Matos também é a diretora do Departamento de Transportes da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), onde o projeto começou a ser construído, mas ficou parado por um tempo.

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, em atenção a Lei Federal Nº 12.587/2012, que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e define que municípios com mais de 20 mil habitantes aprovem o Plano Municipal de Mobilidade até abril de 2022, determinou que a comissão fosse formada para reformular a proposta que não havia sido concluída.

Uma das propostas, segundo Rosana, prevê a construção de uma ciclovia em toda extensão da avenida Jorge Teixeira. O tema também será submetido a discussão com especialistas e a comunidade durante as audiências.

PARCEIRAS

Além da Semtran, secretarias municipais, órgãos públicos e instituições privadas colaboram na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade.


TEMAS



A audiência pública será virtual

Os dias e temas que serão discutidos são os seguintes:

Dia 16 de agosto, às 9h - Gestão integrada da mobilidade com planejamento e ordenação do solo urbano; o outro tema será transporte coletivo;

Dia 17 de agosto, às 9h - Implantação e qualificação de calçadas e áreas de circulação a pé; o outro será criação de condições adequadas para circulação de ciclistas;

Dia 18 de agosto, às 9h - Classificação e hierarquização do sistema viário e organização da circulação; o segundo tema será instrumentos para o controle e o desestímulo do transporte individual motorizado (transporte próprio);

Dia 19 de agosto, às 9h - Promoção da acessibilidade universal e circulação viária em condições seguras e humanizadas;

Dia 20 de agosto, às 9h - Acessibilidade, transporte coletivo e escolar para a área rural; o segundo tema será transportes de carga;

Dia 23 de agosto, às 9h - Estruturação institucional; o segundo assunto do dia será transporte individual motorizado público (táxi, mototáxi e outros).